O que é petróleo e qual sua origem

oil tanksAtualmente, independente de profissão, estudo ou conhecimento, as pessoas ouvem, e muito, sobre ele. Nos noticiários em geral sempre são veiculadas matérias sobre combustíveis, exploração e extração, indústrias petroquímicas, produção de gases, pré-sal… Mas, será que realmente as pessoas sabem o que é petróleo? De onde ele vem? Para que serve? Como é obtido? Como ele pode melhorar o dia a dia das pessoas? Apesar de estar presente na vida da população mundial, pouco se sabe realmente sobre ele.

O que é e onde é encontrado?

Essa e outras questões fazem parte do cotidiano da população, porém poucos sabem precisamente de onde ele vem.
O petróleo, ou como pode ser chamado em alguns lugares, óleo de pedra, ouro líquido ou ouro negro, é uma substância oleosa e inflamável, com densidade inferior a da água, de odor característico e coloração variada, que pode ir da cor castanho claro, passando pelo marrom, verde, e chegando até o preto. Algumas vezes pode ser também incolor, mas o mais comum é a coloração escura. Em sua composição carrega uma complexa combinação de hidrocarbonetos- alicíclicos, alifáticos e aromáticos – que pode também conter traços de oxigênio, nitrogênio, íons metálicos – tais como vanádio e níquel – e compostos de enxofre.

Apesar de ser um recurso natural abundante, trata-se de um recurso não renovável de energia, por isto pesquisas para desenvolvimento de outras fontes de energia e extração de petróleo tem um custo elevado e são extremamente complexas.
É encontrado, principalmente, no fundo de oceanos e em jazidas. É originado de restos de fósseis e outras matérias orgânicas, depositados e acumulados há milhões de anos.

Derivados e usos domésticos

Os derivados de petróleo mais conhecidos pela população são: combustíveis (gasolina e óleo diesel), gás de cozinha,querosene e parafina. Mas estes não são os únicos derivados, porém são os mais comuns, encontrados no cotidiano das pessoas, e utilizados em larga escala. Deles são feitos inseticidas, velas, gomas de mascar, combustíveis industriais, além de servirem de suprimento para indústrias e comércio.

Foto: KELLER – FotoliaSimilar Posts:

Tags: